FECHAR
 
 
Vida Consagrada

“Irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. 

Procedendo assim, jamais tropeçareis” (2Pd 1,10).


Estamos celebrando o Mês Vocacional e, na Diocese de Uruguaiana, iniciando o Ano Vocacional. Durante este mês lembramos a importância de todas as vocações. Por isso, é importante ressaltar que não há, na Igreja, uma vocação que seja mais importante que as outras. Na diversidade dos carismas e ministérios, somos todos chamados à formação e ao desenvolvimento da vida em comunidade, para onde estão voltadas todas as vocações.


Devemos compreender que, independentemente da vocação a que fomos chamados, todo cristão é vocacionado à santidade. Como bem destacou o Papa Francisco: “Ser santo é uma vocação para todos”. O nosso batismo já nos coloca em busca pela santidade de vida.


Na primeira semana do mês, contemplamos a vocação sacerdotal, depois lembramos dos pais, na Semana Nacional da Família, e agora lembramos e oramos pelos religiosos consagrados.


No terceiro domingo de agosto, portanto, inspirados pelo dia da Assunção de Nossa Senhora aos céus, no dia 15 de agosto (no Brasil é celebrado no terceiro domingo), dedicamos mais tempo à oração e reflexão sobre a Vida Religiosa Consagrada. Trata-se especificamente de um estado de vida. Assumido por aqueles nossos irmãos e irmãs na fé, cuja vocação específica é ser sinais do Reino futuro pela vivência dos votos de obediência, castidade e pobreza.


Os religiosos consagrados são homens e mulheres que buscam, através de diferentes carismas, viver na radicalidade o seguimento de Jesus e ser testemunhas vivas da alegria do Evangelho, pela entrega de si a uma missão, educacional, assistencial, catequética ou inserida, tendo sempre em vista a vontade de Deus. Os religiosos procuram realizar-se com amor, carinho, competência, alegria e esperança. Entregam sua vida ao serviço de quem os chamou, não fogem da realidade em que estão inseridos e procuram torná-la melhor. Amam a Deus incondicionalmente, bem como as pessoas a quem dedicam sua vida.


Neste dia manifestamos gratidão imensa a Deus pelo chamado e pelas respostas generosas dos consagrados, irmãos e irmãs, pelo bem realizam em nossas paróquias e comunidades. Que o Senhor chame muitas pessoas para esse estado de vida tão especial!



Oração do Ano Vocacional Diocesano


Senhor Jesus, passaste ao largo do mar da Galileia e a muitos chamaste para estarem contigo e serem enviados em missão. Nós te pedimos, passa hoje nas famílias e comunidades de nossa Terra Santa, olha as crianças, jovens e adultos, e repete o mesmo convite: “Segue-me”! Dá-nos a coragem para deixar tudo e seguir-te na radicalidade do caminho. Faz que nosso SIM seja como de Maria para sermos voz e testemunho de tua presença neste mundo. Senhor, ajuda-nos a realizar com ousadia a vontade do Pai, sob o olhar atento e amoroso da Mãe Conquistadora e a proteção de São Miguel, na força do Espírito Santo. Amém.


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas