Semana Nacional da Vida Consagrada

  1. No domingo 16 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no espírito do Mês Vocacional, inicia a Semana Nacional da Vida Consagrada. Ela é um dos maiores tesouros da vida da Igreja. Nas diversas congregações, ao longo dos séculos, homens e mulheres de ardor e fé, iluminados pelo Espírito e cheios do amor Deus, se colocaram a serviço da evangelização, muitas vezes, com risco da própria vida. 

  2.  

  3. Para o Papa Francisco, a Vida Consagrada “é louvor que dá alegria ao povo de Deus, visão profética que revela aquilo que conta. Quando assim é, floresce e torna-se para todos um apelo contra a mediocridade”.

  4.  

  5. A missão primordial dos religiosos é o testemunho, é ser pessoas de Deus. Trata-se de uma amizade íntima e profunda com o seu Senhor. O consagrado descobre na amizade de Deus um tesouro, e aceita “vender tudo o que tem para ficar com Ele” e testemunhá-lo. 


  6. O estilo de vida comunitária e a vivência da pobreza, castidade e obediência dos consagrados são sinais proféticos que interpelam o mundo e disponibilizam para a missão. A profecia deve ser prioridade para a vida de cada consagrado, centrada em Deus, assumida segundo o projeto da própria congregação ou instituto e em diálogo e comunhão com toda a Igreja. 

  7.  

  8. Nesse sentido, é determinante ter capacidade de ler e interpretar os sinais dos tempos. Para perceber o que Deus pede a cada pessoa ou instituição, sempre foi necessário um correto discernimento, que inclui a escuta da Palavra de Deus e docilidade ao Espírito Santo, sem perder de vista que a razão principal da Igreja e das famílias religiosas é a evangelização. O Senhor envia seus discípulos a evangelizar quando diz: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Por isso, mesmo que a realidade de hoje seja complexa e os desafios imensos, nada dispensa que o grande objetivo do consagrado seja a evangelização. 

  9.  

  10. A Semana Nacional da Vida Consagrada tem como tema “Amados e Chamados por Deus” e o lema “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5). Deus nos amou por primeiro e nos escolheu, como filhas e filhos prediletos, para enviar-nos em missão, para anunciar o seu Reino de Amor. 

  11.  

  12. Esta Semana é oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho que os vários institutos e congregações desenvolvem a serviço da sociedade. Mas é, sobretudo, momento para dar graças a Deus pelo testemunho e dedicação dos consagrados e consagradas na ação evangelizadora da Igreja, e para pedir que o Senhor a todos renove no entusiasmo pela missão e não deixe faltar esses preciosos operários na vida da Igreja e do Reino. 

  13.  

  14. Aos religiosos e religiosas, muito obrigado pelo bem que são e fazem! Feliz dia da Religiosa! Feliz dia do Religioso!

  15.  

  16. Nesta semana superamos, no Brasil, a cifra de cem mil mortos pelo COVID-19. A estes asseguramos nossa oração, com sinceros pesares aos seus familiares, e a todos, a recomendação pelo isolamento social – o que temos de mais eficiente no enfrentamento da pandemia.


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas