Reunião do Presbitério da Diocese refletiu sobre o Sacramento do Matrimônio e Pastoral Familiar

Todos os padres da Diocese e a irmã Celita Hartmann, administrativo-pastoral de Manoel Viana, se reuniram nos dias 23 e 24/10 amanhã, para refletir, avaliar e planejar ações pastorais. O assessor do encontro foi o bispo de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, e refletiu a ‘Amoris laetitia’, uma exortação apostólica do Papa Francisco sobre o amor na família, o Sacramento do Matrimônio e a Pastoral Familiar.

Dom Ricardo destacou que precisamos trabalhar mais a parte emocional, afetiva e de aproximação com os casais, uma vez que a doutrina praticamente todo mundo sabe. "Se o matrimônio se tornou um evento social é porque nós fomos permitindo isto. Agora é o tempo de retomarmos o sentido cristão deste vínculo", afirmou.

O bispo de Rio Grande comentou da importância dos chamados 'elementos construtivos' que compõem a vida matrimonial. São pontos que nos fazem pensar em quais elementos impedem das pessoas unirem-se em matrimônio hoje. Por isso, é preciso acolher e acompanhar caso por caso, de forma que se ajude os casais a chegarem mais perto do ideal cristão. 

“A Igreja dirige-se com amor aqueles que participam de sua vida de modo incompleto, reconhecendo que a graça de Deus também atua nas suas vidas.” (AL 291), por que há grupos que podem chegar no ideal cristão e outros podem apenas se aproximar, comentou dom Ricardo. Aos pastores compete, não só a promoção do matrimônio cristão, mas também “o discernimento pastoral das situações de muitas pessoas que deixaram de viver esta realidade”. (AL 293), falou citando a encíclica do Papa Francisco.

Catequese Batismal, Catequese Matrimonial e proposta de formação 2019

Além da formação que os padres e a irmã receberam auxiliados por dom Ricardo Hoepers, assuntos de cunho pastoral foram abordados, tais como a adoção do livro ‘Liturgia: Elementos básicos para a formação de catequistas’, do padre Humberto Robson de Carvalho, como manual de formação de todos os agentes da Iniciação a vida Cristã (IVC) em 2019. 

Sobre a Catequese Matrimonial foi apresentado o esquema atual do encontro de preparação de noivos, a eficácia dos encontros, lacunas existentes e sugestões para a preparação ao Matrimônio com inspiração catecumenal, trazidas pelas paróquias. A partir das contribuições feitas pelas paróquias se pensará numa proposta de Catequese Matrimonial para 2019. 

Diversos assuntos

Durante a reunião, dom José Mário divulgou as transferências de padres para 2019 (Veja as transferências aqui). Entre os assuntos, ainda se falou sobre a Missão Diocesana 2019, onde dom José Mário comentou da necessidade de fortalecer sempre mais a lógica de uma 'Igreja em Saída' em todas as paróquias e garantindo a diocesanidade com as missões específicas por ocasião da Romaria e em outros momentos. Também se falou da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Movimentos juvenis, Padres Referenciais, assuntos administrativos, 42ª Romaria da Terra, que acontecerá em Itacurubi, em março de 2019 e a eleição de novos membros do Conselho de Presbíterios. 


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas