Paróquias da Diocese realizam missão com a Bandeira do Divino

As paróquias São José e Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de Alegrete; São João Batista, de Quaraí, São Francisco de Borja, de São Borja, entre outras, estão em plena preparação para a Solenidade de Pentecostes. A tradicional benção e missão nas casas com a Bandeira do Divino prepara a solenidade. Este tempo também é popularmente conhecido como Festa do Divino. A Igreja celebrará Pentecostes no dia 20 de maio.

Solenidade de Pentecostes ou Festa do Divino

O dia de Pentecostes é a memória da descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos. A palavra grega pentecostes significa cinqüenta dias. Divino indica a divindade do Espírito Santo: Terceira Pessoa da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.

Origem das Bandeiras do Divino.

A origem da Festa com as bandeiras se encontra em Portugal do século 14, com uma celebração estabelecida pela rainha Isabel (1271-1336) por ocasião da construção da igreja do Espírito Santo, na cidade de Alenquer. A devoção se difundiu rapidamente e tornou-se uma das mais intensas e populares em Portugal.

Por isso, chegou ao Brasil com os primeiros povoadores. Há documentos que atestam a peregrinação das bandeiras em diversas localidades brasileiras desde os séculos 17 e 18.

A bandeira manifesta a fé e a religiosidade que são levadas por toda a cidade. A cor vermelha, predominante tanto nas flores como nos andores, nos arranjos da Igreja e paramentos é sinal do fogo, um dos símbolos do Espírito Santo, juntamente com a pomba.

Confira as fotos da missão aqui.