Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida se prepara para os 100 anos da Igreja Matriz

Por Pascom

No domingo (17/06) a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, de Alegrete, lançou o Projeto “Somos a Igreja Centenária” em preparação aos 100 anos de inauguração do atual templo da igreja matriz. O lançamento aconteceu num almoço festivo e com a presença do bispo diocesano dom José Mário. 

A igreja construída pelos freis carmelitas foi inaugurada em 30 de março de 1919 e em 2019 completará 100 anos de história. O templo paroquial é um dos mais belos do estado do Rio Grande do Sul, contando com uma estrutura gótica ogival. Na época, para que a igreja ficasse equipada na parte interna, foram colocados aos poucos os altares em estilo gótico, imagens trazidas da Espanha e a Via Sacra, confeccionada pelo artista Bartolomeu Llul, o mesmo que produziu a Via-Sacra da igreja do Santíssimo e S. Terezinha de Porto Alegre.

Os carmelitas chegaram a Alegrete em 1911 e assumindo a paróquia da Conceição, instalaram na cidade a primeira comunidade de carmelitas descalços.

Para comemorar o centenário a Igreja Matriz terá sua parte externa toda restaurada e pintada, por isso, o lançamento do projeto pretende arrecadar fundos por meio de contribuições em carnê com sorteio de prêmios a cada mês, livro ouro, venda de camisetas com a logotipo do centenário, canecas e canetas. Os carnês e produtos já estão disponíveis na secretaria da paróquia. Toda a ajuda será bem vinda para a concretização do marco da festa que será a pintura  externa do templo. 

Até a comemoração do aniversário de inauguração haverá almoços festivos; celebrações; breves leituras do histórico da igreja, durante as missas do final de semana; e a montagem de um grande painel com fotos antigas trazidas pelos fieis, contando por imagens o histórico da paróquia. As fotos serão pedidas para os fiéis durante as celebrações. O dia marcante se dará em 30 de março de 2019, com missa festiva presidida pelo bispo diocesano e show musical. 


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas