Papa Francisco nomeia Dom Leomar Brustolin como Arcebispo de Santa Maria

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 2 de junho, dom Leomar Antônio Brustolin, até então bispo auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS), como arcebispo de Santa Maria (RS). O Santo Padre, com esta nomeação, aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Hélio Adelar Rubert após completar 75 anos de idade, em 11 de maio de 2020.

Dom Leomar Antônio Brustolin nasceu em 1967, em Caxias do Sul-RS. Filho de Léo e Maria Celeste Brustolin. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi ordenado presbítero do clero da Diocese de Caxias do Sul em 1992. Realizou Mestrado em Teologia Sistemáticana Faculdade Jesuíta de Belo Horizontee concluiu o doutorado em Teologia na Universidade San Tommaso, de Roma.  Foi pároco da Paróquia Santa Teresa, catedral diocesana de Caxias do Sul. Coordenou o curso de Formação Teológica para Leigos de Caxias do Sul (1993-2015). Integrou a equipe ecumênica da diocese. Coordenou os cursos de especialização em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na Universidade de Caxias do Sul.

Desde 2005 é professor de Teologia na PUCRS, onde atua como coordenador do Mestrado e Doutorado em Teologia. Tem pesquisa e publicações nas áreas de Antropologia Teológica, Mariologia, Pastoral Urbana e Catequese. É Prefeito de Estudos da afiliação da Teologia da PUCRS com a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense – Roma.

Em 2015 o Papa Francisco nomeou-o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Foi bispo referencial do vicariato de Porto Alegre (2015 a 2018) e bispo referencial do vicariato de Canoas (2019-2021). Coordenou a pastoral da Comunicação e é bispo referencial para a Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Porto Alegre. Integra o Conselho Universitário da PUCRS. Atualmente é bispo referencial da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da CNBB. É membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

Mensagem à Arquidiocese de Santa Maria

Em Mensagem de vídeo, Dom Leomar enviou sua saudação a Arquidiocese de Santa Maria, ressaltando que acolhe com alegria e serenidade a nova missão. O Arcebispo eleito destacou que “com todos, sem excluir ninguém, vamos caminhar juntos, na via da escuta, diálogo e comunhão, isto é, sinodalidade. Desejo conhecer cada pessoa e visitar todas as comunidades e assim partilhar da vida que acontece e assim partilhar da vida que acontece com o legado de tantas pessoas que nos precederam”.

Estarei a serviço dos que estão nas comunidades, movimentos e pastorais, daqueles que se afastaram da Igreja, dos que buscam a Deus de coração sincero e daqueles que trilham outros caminhos. Cristo veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância. Por isso, tenho meu coração voltado a todos, mas especialmente para os doentes, os idosos, os pobres e todos que passam por provações. Peço humildemente que rezem por mim, para que eu seja o bispo que a Trindade Santa quer para esta Igreja que devo presidir na caridade. Também eu já estou rezando por vocês, relatou Dom Leomar.

Saudação a Dom Leomar Antônio Brustolin

Brasília-DF, 2 de junho de 2021

Estimado irmão, Dom Leomar Antônio Brustolin,

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da Arquidiocese de Santa Maria (RS), divulgada nesta quarta-feira, 2 de junho. Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional SUL 3 da CNBB.

Agradecemos imensamente também a sua contribuição à esta conferência, com suas valiosas contribuições à nossa Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Pedimos as bênçãos e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia da Catedral e do município de Santa Maria, nesta nova etapa de seu ministério.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB