Padres se reúnem em Uruguaiana para avaliar e planejar a ação evangelizadora na Diocese

Nos dias 13 e 14 de outubro, aconteceu em Uruguaiana, a Reunião do Presbitério com a finalidade de avaliar e planejar as ações pastorais nas paróquias da nossa Diocese. 


O Coordenador de Pastoral, padre Jonison Mallmann, apresentou no encontro as avaliações e encaminhamentos do Projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC), Catequese Batismal, Eucarística, de Confirmação, com Adultos e Catequese Matrimonial. Os dados fornecidos pelas paróquias referente ao andamento do projeto foram relatados pelo coordenador e refletidos.


Padre Aodomar Wandscher, Coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese (SAV), falou do Ano Vocacional Diocesano 2021-2022, destacando as iniciativas já realizadas, entre elas a criação ou rearticulação das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), e comentou da importância da "cultura vocacional" que este importante ano pretende resgatar nos fiéis. 


Sínodo 2021-2023 

Nosso Bispo Diocesano, dom José Mário, juntamente com o padre Jonison, refletiu sobre a abertura do Sínodo 2021-2023, que foi aberto no Vaticano no domingo passado (10/10) com o lema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão” e que agora se inicia em sua etapa diocesana. A primeira fase nas igrejas particulares (fase diocesana), iniciará com a Missa de Abertura neste final de semana, dias 16 e 17/10, em todas as paróquias. Após, se começará um processo de escuta com um instrumento de trabalho a ser respondido pelas lideranças das comunidades. O envio da síntese será encaminhado pela Diocese à CNBB, em março de 2022. “Mais importante do que um documento final, é o processo. Este sínodo se dará no processo, escutando as inquietações do povo de Deus”, destacou dom José Mário.


As 'Pequenas Comunidades Eclesiais Missionárias', foram assunto na reunião do presbitério, pois é o eixo integrador da Ação Evangelizadora, onde se pretende identificar e convidar possíveis animadores para pequenas comunidades. Na Assembleia Diocesana, que será realizada no dia 06/11, e assessorada pelo padre Antônio Dalla Costa, se pretende aprofundar o assunto. No dia 20/11 haverá uma formação on-line para animadores de pequenas comunidades, com assessoria da irmã Maria Aparecida. 


Campanha do Santuário

Dentro das ações evangelizadoras, a diocese também se prepara para viver o Mês do Dízimo, em novembro. No dia 04/11, acontecerá uma live diocesana para refletir sobre o tema e no final de semana, 06 e 07/11, a Missa de abertura em todas as paróquias. 


O futuro diácono Adir Mariano, e integrante da equipe de construção do Santuário Diocesano Nossa Senhora Conquistadora, marcou presença no encontro dos padres para falar sobre a Campanha do Santuário. Mariano comentou da importância dos contribuintes na campanha e relatou o andamento das obras, onde já se foi feito estruturas pré-moldadas, piso, presbitério, calçadas laterais e calçada da frente, graças as doações dos fiéis. "Este Santuário será uma longa construção, mas terá a graça de ser construído pelas mãos dos fiéis", disse dom José Mário.


A 30° Romaria  Diocesana, que acontecerá no final do mês, dia 31/10, foi destaque na reunião. De 22 a 30/10 acontecerá a Novena móvel on-line, às 19h, cada noite em uma das paróquias da Diocese.


Fazendo parte da pauta do encontro, padre Flávio Soares falou sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e como ela se aplica nas Igrejas. A Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), vai elaborar um manual com orientações (Vade Mecum) sobre a aplicação da LGPD para ser distribuído nas dioceses. 


Padres Referenciais

A reunião dos padres contou com eleição dos membros do Conselho de Presbíteros, e pequena alteração no trabalho dos padres que acompanham movimentos, pastorais e setores na diocese, chamados de Padres Referenciais. Padre Pedro Navarro, foi escolhido referencial da Catequese e Liturgia e padre Evandro Carvalho, referencial do Setor Juventude. 


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas