FECHAR
 
 
Padres da Diocese se encontram on-line para momento de espiritualização na Quinta-feira Santa

A quinta-feira santa é marcada pelo dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, onde nas missas se faz memória de Jesus na última ceia com os seus discípulos. Por isso, também é dia do padre.


Por ocasião da data, os padres se reuniram on-line nesta manhã, 01 de abril, para um momento de espiritualização assessorado por Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande. O bispo refletiu sobre a imagem do padre como pai à luz da figura de São José na Carta Apostólica 'Patris corde', do Papa Francisco. 


"Ser padre é ser pai e como São José o nosso papel é nos tornarmos sombra onde a verdadeira luz possa brilhar. Não ser ego, não ser holofote, mas receptores da luz que vem de fora, que é Cristo", comentou Dom Ricardo.


"São José sabia que o seu papel era tornar-se sombra. Assim, a paternidade de São José era se tornar inútil a ponto de se sentir dispensável e alegrar-se de ver a autonomia dos filhos que já não dependem totalmente do pai."


"Não extrapolar essa missão, tornando-se o centro das atenções. O senhor nos constituiu sacerdotes para sermos pais a conduzir o seu povo", disse o bispo.


Dom Ricardo convidou os padres a se perguntarem como estão se tornando pai do povo que foi a eles confiado e terem a consciência de que não se nasce pai, mas torna-se pai. "São José foi escolhido, "adotado" por Deus para ser pai de Jesus. Não simplesmente pai adotivo como estamos acostumados a entender. Da mesma maneira os padres são escolhidos e é a quem se confia a paternidade sacerdotal", refletiu.


"A paternidade se exerce no Cristo, fora dele a paternidade fica estéril. Precisamos ser geradores de filhos no Cristo. Como padres somos convidados a amadureceremos a nossa paternidade e a maturidade está no ser dom, serviço", salientou.


Após o encontro os padres foram convidados a acompanharem pela página da Diocese no facebook da Diocese a  Missa do Crisma, em que são abençoados os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo e feita a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo. Devido ao contexto da pandemia este momento já tradicional na semana santa aconteceu virtualmente. 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas