Padres da Diocese prestam últimas homenagens ao padre Holmes

O dia começou com a triste notícia do falecimento do padre Holmes Conzatti, 87 anos, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 16 de novembro, em Tucunduva-RS, onde se encontrava junto aos seus familiares desde o início do ano de 2020.

As últimas homenagens ao padre Holmes foram marcadas com a presença de padres da nossa Diocese, juntamente com o nosso bispo Dom José Mário, que viajaram até o município de Tucunduva para a Missa de Exéquias e sepultamento.

Durante o velório houve a oração do terço, onde cada padre pode partilhar com os familiares presentes, a experiência pessoal que teve com o padre Holmes. Dom José Mário na homilia da Missa destacou o quanto a Diocese de Uruguaiana é grata pela doação do padre Holmes como presbítero ao longo de muitos anos de ministério.

Em Alegrete, cidade onde padre Holmes dedicou grande parte do seu apostolado, ocorreu às 19h, a Santa Missa em sufrágio de sua alma, concelebrada pelos padres do município. Na Catedral de Sant' Ana, em Uruguaiana, onde padre Holmes viveu como auxiliar de pastoral nos últimos anos, o pároco padre Artur Friggi também presidiu uma Missa à noite, reunindo os fiéis da cidade.

Breve Histórico do Padre Holmes:

Pe. Holmes nasceu a 05 de agosto de 1933, em Bento Gonçalves – RS. Seus pais eram José Conzatti e Rosalina Koeche Conzatti. A 14 de março de 1959, na igreja dos Padres Lazaristas, em Roma, fora ordenado presbítero. Como padre, eis um pouco do seu itinerário: Permaneceu em Roma especializando-se em Direito Canônico (1959-1960); Professor no Seminário Sagrado Coração de Jesus (1961-1965); Assistente e professor no Seminário Maior de Viamão (1966-1978); Vigário Paroquial na Paróquia São Francisco de Borja (1979-1980); Vigário Paroquial em Alegrete (1981); Vigário Geral da Diocese de Uruguaiana (1982-1983); Vigário Paroquial em Alegrete (1984-1993) e Pároco da mesma Paroquia, Imaculada Conceição (1994-2000). Vigário Geral e Vigário da Catedral (a partir de 2001); Reitor do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus (2004-2005); Vigário da Catedral (residindo no Bispado de Uruguaiana, desde 2006). Estando em Viamão, acompanhando os seminaristas maiores, Pe. Holmes cursou Psicologia, na PUC – Porto Alegre.