Padre Artur: um homem dedicado à Mãe Conquistadora

Pe. José Artur Friggi, destacado pelo seu bom humor, não perdia oportunidades de brincar com as situações do dia a dia. Marcou presença em várias paróquias da diocese e se tornou um homem dedicado a Campanha de construção do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, em Uruguaiana.


Nascido em 28 de junho de 1955, em Nova Esperança do Sul – RS, cresceu na localidade denominada de Capão Grande, à época pertencente à cidade de Santiago - RS. Seus pais eram Clarindo Friggi (In memoriam) e Elsa Deponti Friggi (In memoriam). Ingressou como vocacionado adulto ao Seminário. Ao longo de sua formação esteve no Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus, em Uruguaiana e no Seminário Maior Irterdiocesano Imaculada Conceição, em Viamão – RS. Foi ordenado presbítero por Dom Augusto Petró em 19 de dezembro de 1987, no Ginásio do Colégio Medianeira, em Santiago - RS. Escolheu como lema para o seu ministério a frase do Evangelho de João: "Consagro-me por eles para que também eles sejam consagrados pela verdade" (Jo 17,19). 


Após ordenado, atuou como Vigário Paroquial na Paróquia São Patrício, em Itaqui, de 1988 a 1990. Foi Pároco na Paróquia São João Batista, em Quaraí, de 1991 a 2005. Após, foi Pároco na Paróquia São Miguel, em Uruguaiana, de 2006 a 2012. Assumiu como Pároco em Alegrete, na Paroquia Imaculada Conceição, a 27 de janeiro de 2013, permanecendo até janeiro de 2018. No dia 04 de fevereiro de 2018, tomou posse como Pároco da Catedral de Santana, em Uruguaiana, assumindo também a função de Vigário Geral da Diocese. 


Durante bom tempo de seu ministério, doou-se incansavelmente em frentes como o trabalho com a Bíblia, a Pastoral Presbiteral e a concretização do sonho da construção do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Conquistadora, em Uruguaiana. Pe. Artur estava internado no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, desde o dia 20 de janeiro. 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas