Outubro: Campanha Missionária apresenta o tema

Desde 1972, a Igreja do Brasil considera outubro como o Mês Missionário. Para animar a vivência deste tempo, desenvolve a Campanha Missionária, que em 2021 apresenta o tema Jesus Cristo é missão e a inspiração bíblica “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

O novo contexto da pandemia que se estende de forma prolongada, evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças de que tantos já padeciam. Desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana. Por isso, a Campanha Missionária de 2021 destaca o testemunho de missionários e missionárias que têm feito a diferença no mundo. Pessoas anônimas que estão na linha de frente neste contexto de pandemia. Elas inspiram a viver o mês missionário e a colaborar com a missão além-fronteiras.

Motivados pela Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, a Campanha Missionária de 2021 destaca o testemunho destes missionários e missionárias da compaixão e da esperança: “Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção.” (Papa Francisco)

Como gesto concreto, em todas as Igrejas do mundo, realiza-se nos dias 23 e 24 de outubro a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão da compaixão. Oitenta por cento dos recursos são enviados à Congregação para Evangelização dos Povos que faz circular um fundo universal de solidariedade, mantendo 1.050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. Os vinte por cento restantes ficam no Brasil e mantém os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias, compondo uma rede mundial de oração e caridade a serviço do Papa e da Missão da Igreja.

Acesse o site da Campanha Missionária 2021 e baixe os materiais.

Leia aqui a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões.

Confira a seguir o Hino da Campanha Missionária, “Vivo alegria de ser missionário”, de autoria de Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano de Palmas (TO).

Fonte: CNBB Sul 3