Espiritualidade em tempo de pandemia

Em tempo de pandemia o equilíbrio emocional é testado aos limites. Manter uma espiritualidade sadia é fundamental no confronto com as adversidades. Nós, aqui, falaremos de espiritualidade cristã, entendida como a forma concreta de viver o Evangelho, vinculando-o a experiência de Deus no seguimento de Jesus. A espiritualidade do seguimento é entendida como comunhão com a vida de Jesus, suas palavras e opções, sofrimento, morte e ressurreição e continuar sua obra participando de seu destino (cf. Rm 6-8). Ter em Jesus o modelo de vida a ser imitado, sempre consciente de que isso leva à Cruz, mas também a ressurreição. O sofrimento que a pandemia nos trouxe nos levará ao amadurecimento da nossa fé. A oração faz parte da espiritualidade, que é muito mais abrangente.

Podemos caracterizar a espiritualidade cristã a partir de alguns elementos que lhe são essenciais. Nossa espiritualidade deve ser:

BíblicaEstar em sintonia e ter sentimentos de pertença a um povo, o povo da aliança, que teve o seu ápice histórico na revelação histórica de Jesus de Nazaré, com seus ensinamentos, Paixão, Morte e Ressureição. Método recomendado é o da Leitura Orante.

CristocêntricaJesus Cristo deve ser o cento e a cabeça. Através Dele recebemos a bênção e salvação. Não é apenas de uma satisfação subjetiva, nem somente a salvação da alma, mas da entrega a Deus e a seu amor. Buscar um jeito de viver identificado com Jesus. “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (Jo 14,6

EclesialA Igreja é o lugar onde os discípulos se reúnem com Jesus, para exercitarem-se na fé, no amor e na esperança. Os sacramentos são os sinais que apontam para o seguimento e pelos quais Jesus conduz os homens à salvação a partir da sua Igreja. Os sacramentos só frutificam quando recebidos com fé e amor e levados uma vivência ética.

PessoalDeus nos escolheu por primeiro, mas espera de nossa parte uma resposta positiva para um projeto de amor. Somente consegue fazer uma opção amadurecida quem faz a experiência do encontro com a pessoa de Jesus e por ele se deixe encantar e por ele coloque tudo o resto em segundo plano.

ComunitáriaÉ na vivência comunitária que a fé amadurece. O cristão ativa sua espiritualidade na comunidade, nela sente-se família dos filhos de Deus. Na espiritualidade comunitária o outro é irmão, nunca um concorrente.

EcológicaEssa característica da espiritualidade surgiu recentemente como uma urgente exigência. É o resultado da relação com Deus, com os irmãos e com a natureza, tem como modelo São Francisco. Assim diz o Papa: “Acho que Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade” (LS 10).

Escatológica - A espiritualidade cristã é marcada pela esperança. Desafia o cristão na vigilância e o prepara para a parusia ou vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos. Adquirimos uma vida espiritual saudável quando reservamos um tempo para a nossa oração diária. A oração nos coloca em sintonia com Deus que, silenciosamente, vai transformando o nosso interior, levando-nos ao crescimento na fé, na esperança e no amor.

Dom José Mário S. Angonese

Bispo de Uruguaiana