FECHAR
 
 
Encontro em Uruguaiana reflete sobre

Nos dias 17 e 18 de maio, os padres, diáconos e Ir. Celita Hartmann, responsável administrativo-pastoral na cidade de Manoel Viana, refletiram sobre a "saúde mental do clero", com a assessoria da psicóloga Danielle Visentini, de Santa Maria. 


A psicóloga destacou a importância de saber lidar de maneira saudável com a imagem social e teológica que o padre possui, para evitar desgastes emocionais e psíquicos no seu ministério e para não ter a compreensão de que o padre é aquela pessoa que não precisa de descanso e que está sempre pronta a resolver todos os problemas da sociedade.   


Além do momento formativo com a psicóloga, a reunião do clero foi um momento de reflexão e planejamento pastoral. Os padres Leandro Santiago e Venildo dos Santos partilharam sobre os dias que estiveram em Aparecida do Norte (SP) no 18º Encontro Nacional de Presbíteros, que este ano teve como tema “Presbíteros: comunhão e missão” e lema “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23,8), onde entre os diversos assuntos foi destaque a figura do presbítero como ponte.


As "comunidades eclesiais missionárias" também foi assunto da reunião, onde os padres puderam falar  de como está sendo a vivência dos grupos de famílias, bem como as dificuldades de organização dos grupos no pós-pandemia. Entre os assuntos pastorais se refletiu sobre a criação da Pastoral Familiar e Pastoral da Educação e Cultura, apresentação do itinerário formativo da Iniciação à Vida Cristã, Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Setor Juventude.  


Os seminaristas em estágio pastoral, Rafael Aramburu e Lucas Pretto, estiveram presentes na reunião do clero e na ocasião compartillharam suas experiência de estágio em Alegrete e São Francisco de Assis. 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas