FECHAR
 
 
Dioceses da Província de Santa Maria participam de reunião on-line

Nos dias 09 e 10 de outubro reuniram-se, de forma on-line, os bispos, os coordenadores de pastoral e leigos das 6 dioceses que integram a Província Eclesiástica de Santa Maria: Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Maria, Uruguaiana, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. Nossa diocese esteve representada por Dom José Mário, Pe. Diogo Dias, Irmã Madalena Andrade e Pe. Jonison Mallmann.


A reunião foi coordenada pelo Pe. Roque Hames, Coordenador de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul. Na primeira manhã de encontro, Dom Aloísio Dilli – Bispo de Santa Cruz do Sul, conduziu a reflexão a partir Carta Encíclica “Fratelli Tutti”, sobre a fraternidade e amizade social, destacando: “em tempos difíceis de pandemia e acentuada polarização, a mensagem do Papa Francisco e seu testemunho nos encorajam na busca da fraternidade e na superação das violências... é preciso derrubar os muros que dividem e construir pontes que nos aproximam”. Na sequência, os participantes fizeram algumas considerações acerca da pertinência do tema no contexto que vivemos.    


Na manhã seguinte, foram tratados assuntos de relevância à caminhada das dioceses, tais como: Propedêutico; 6ª Semana Social Brasileira; Romaria da Terra e Escolas de Fé, Política e Cidadania. Momento especial da manhã, foi a partilha das dioceses no que se refere as atividades pastorais e evangelizadoras realizadas durante a pandemia. Apesar dos limites, constatou-se em todas as iniciativas diocesanas: criatividade, ousadia e zelo pastoral.  


Por fim, realizou-se a avaliação do encontro e os encaminhamentos para a próxima reunião da Província, que será realizada nos dias 19 e 20 de outubro, em Uruguaiana. 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas