Dimensões do Dízimo

Novembro é, para a Diocese de Uruguaiana, o mês temático da Pastoral do Dízimo. Esta ação é uma grande força para criar, sustentar, firmar uma comunidade, tornando-a evangelizadora. No artigo anterior desenvolvemos os efeitos da prática do dízimo na pessoa do dizimista, agora vamos abordar suas consequências na vida da Igreja.

Conforme o Documento 106 da CNBB, com a prática do dízimo, o fiel atua em quatro dimensões da vida comunitária: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. Ou seja, o dízimo tem por finalidade, colaborar para a realização do culto divino e da evangelização, prover o sustento do clero e de outros ministros, participar da manutenção das obras de caridade e da concretização da missão da Igreja (29).

A primeira dimensão é a RELIGIOSA: tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com Aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão. Essa dimensão insere o dízimo no âmbito da espiritualidade cristã. A partir da relação com Deus, a relação com os bens materiais e com seu correto uso, à luz da fé (Lc 12,15-21; 1Tm 6,17-19) ganha novo significado (31).

O dízimo também tem uma dimensão ECLESIAL. O dizimista desenvolve a consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino e para desenvolver sua missão. A consciência de sentir-se Igreja leva os fiéis a assumirem a vida comunitária e a abrirem-se para as necessidades de toda a Igreja (32).

O dízimo tem uma dimensão MISSIONÁRIA. O fiel, corresponsável por sua comunidade, toma consciência de que há muitas comunidades que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e que precisam da colaboração de outras. O dízimo permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma mesma Igreja particular e entre as Igrejas particulares, manifestando a comunhão que há entre elas. De fato, em cada Diocese, na comunhão com as demais, está presente e atua a una e única Igreja de Cristo (33).

O dízimo tem ainda uma dimensão CARITATIVA, que se manifesta no cuidado com os pobres, por parte da comunidade. Uma das características das primeiras comunidades cristãs era de que “entre eles ninguém passava necessidade”, pois tudo era distribuído conforme a necessidade de cada um (At 4, 34-35). A opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica e a caridade é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência (35).

Todos somos convidados a participar da alegria de ser dizimistas autênticos em nossas Paróquias e comunidades. Sintamos a alegria da partilha e da devolução daquilo que pertence a Deus. Façamos a nossa experiência e verifiquemos como Deus nos retribui com muitas graças e bênçãos.

Fonte: Documento 106, Orientações para a Pastoral do Dízimo.