Celebrar a Vida

Entre os meses temáticos, outubro é Mês das Missões, mas celebramos também a Semana Nacional da Vida, o Dia do Nascituro, Dia de Nossa Senhora Aparecida e a Romaria de Nossa Senhora Conquistadora.

No Brasil, desde 1972, celebra-se em outubro o Mês Missionário. No contexto da pandemia, a Campanha Missionária em 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. Por isso, foram escolhidos o tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), visando ajudar os cristãos a perceberem que o amadurecimento da fé passa pela consciência missionária.

A Semana Nacional da Vida é celebrada de 1 a 7 de outubro, culmina com o Dia do Nascituro (dia 8) e tem se consolidado como espaço de valorização da vida em suas diversas etapas. Neste ano, o tema da Semana Nacional da Vida retoma a Campanha da Fraternidade “Vida: dom e compromisso”. Somos convidados a viver cada dia dessa Semana com disposição interior de levarmos o Evangelho da Vida aos corações que precisam de cuidado e atenção de maneira especial as crianças e os idosos.

Nascituro significa o ser humano já concebido que se encontra no ventre materno, mas ainda não veio à luz e espera-se que nasça dentro de um futuro próximo. Muitos ainda põem em debate a questão: quando começa a vida? Quando um feto pode ser considerado “gente”? Uma vez concebido já é ser humano e possui direito de ser respeitado na sua integridade e dignidade como qualquer pessoa já nascida. A Igreja no Brasil, desde 2005, tem em seu calendário fixada a data de 8 de outubro como dia daquele ou daquela que está para nascer.

Outubro é também o mês que os católicos dedicam a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. Em 1954, o papa Pio XII tornou data comemorativa a Nossa Senhora Aparecida o mesmo dia em que sua imagem fora encontrada em 1717 no rio Paraíba – dia 12 de outubro.

O feriado foi estabelecido por decreto do presidente João Batista Figueiredo, com a Lei No 6.802, de 30 de junho de 1980. Ano em que o Papa São João Paulo II visitou o Brasil.

E no dia 25 de outubro será celebrada em Uruguaiana a 29ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora. Seu lema é “Com a Mãe Conquistadora, em família, cuidemos da vida e renovemos a esperança”. Sua programação incluí Missa drive-in, às 10 horas, no Santuário Diocesano, seguida de carreata pelas ruas da cidade com a imagem de Nossa Senhora Conquistadora. E, às 15 horas, oração do terço e Benção da Saúde. Estes eventos serão transmitidos pelo Facebook da Diocese de Uruguaiana.

Este ano, devido à pandemia, teremos celebrações bem diferentes do que estamos acostumados. Diferentes no formato, mas não na intensidade e nem na força das expressões da nossa fé. Iniciamos o mês com a Semana da Vida e vamos concluir homenageando a Mãe da Vida. À Mãe Conquistadora, supliquemos pelo fim da pandemia, mas sobretudo, que dela saiamos melhores, mais humanos e, portanto, mais divinos.