FECHAR
 
 
A Vida é Missão

A Campanha Missionária que acontece no mês de outubro é, a cada ano, ansiosamente esperada por toda a Igreja; é um tempo forte, um período intenso em vista da celebração da vida missionária! Dentro deste mês, temos o Dia Mundial das Missões que foi instituído no ano de 1926 e é celebrado no terceiro domingo de outubro, sempre com uma coleta especial para as Missões. Papa Francisco propôs o tema para este mês missionário: “A Vida é Missão”; e o lema: Eis-me aqui, envia-me! (Isaias 6,8). 


O tema desta campanha nos assegura que a Vida é missão! Sim, eu sou uma missão de Deus nesta terra! Cada um de nós, a cada momento, somos uma missão de Deus, do Deus Amor, que se revela amoroso por meio das palavras e das atitudes de cada um de nós, cristãos e cristãs! Não podemos deixar de nos inquietar com esta bela responsabilidade, pois, nossa vida é missão! 


Em se tratando de ação missionária, é forte a expressão da Conferência de Aparecida, quando diz: “Não podemos ficar tranquilos em espera passiva em nossos templos, mas é urgente ir em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não têm a última palavra, que o amor é mais forte, que fomos libertos e salvos pela vitória pascal do Senhor da história, que Ele nos convoca em Igreja, e quer multiplicar o número de seus discípulos na construção do seu Reino em nosso Continente! Somos testemunhas e missionários: nas grandes cidades e nos campos, nas montanhas e florestas de nossa América, em todos os ambientes da convivência social, nos mais diversos ‘areópagos’ da vida pública das nações, nas situações extremas da existência, assumindo ad gentes nossa solicitude pela missão universal da Igreja” (DAp 548). 


A Campanha Missionária é composta de vários elementos: a Novena Missionária, a Oração Missionária, as Formações, os Programas de Rádio e TV e a coleta para financiar o trabalho missionário, tudo acontece em vista da conscientização e animação para a Missão. Atualmente, dessa coleta 80% do arrecadado é destinado para auxiliar 1.050 dioceses pobres nos ‘territórios de missão’ e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina e os outros 20% são para a ação missionária no Brasil. 


Com a pandemia ficamos impossibilitados de realizar as coletas previstas pela Igreja em 2020, ao todo seis: Campanha da Fraternidade, Coleta para a Terra Santa, Óbolo de São Pedro, Missão de Moçambique, Campanha Missionária e Campanha da Evangelização. Para compensar estes necessários recursos a Igreja Católica do Rio Grande do Sul, organizou uma ação em vista do próximo Natal. Elaborou um livrinho com encontros para as famílias e uma guirlanda. O custo da guirlanda é R$ 0,50, mas será vendida a R$ 5,00. O lucro será distribuído da seguinte forma: Um real ficará para a paróquia; um real será destinado à diocese; um real cobrirá os custos e ajudará na manutenção anual do Regional Sul 3; e dois reais serão destinados para formar um fundo que substituirá às coletas. 


A missão que vai ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para proclamar que o mal e a morte não têm a última palavra, que o amor é mais forte! Sejamos missionários do AMOR!


 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas