São João Batista – Uruguaiana

Fachada_SJBatista_Urug

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA (1996)
paroquiasaojoaourg@hotmail.com
Rua Bento Gonçalves, 2810
97500-270 - URUGUAIANA/RS
Pe. Walter Omar Abib Rodrigues: Pároco
Pe. Jonison Mallmann: Vigário Paroquial
Glauce Soares e Silva: Secretária

A Paróquia São João Batista atende também as Comunidades do município de Barra do Quaraí.

PEQUENO HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JÃO BATISTA
FUNDAÇÃO E INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA –
 Com data de 19 de outubro de 1998, Dom Pedro Ercílio Simon houve por bem por criar a Paróquia São João Batista, com sede na Igreja São João Batista, desmembrando-a das paróquias São Miguel e Catedral.
No dia 05 de setembro de 1999, foi instalada solenemente a Paróquia São João Batista, em celebração presidida por Dom Ângelo Domingos Salvador, concedendo, na mesma data, provisão a seu primeiro Pároco, Pe. João Luiz Marchry.
A Paróquia são João Batista fica localizado na periferia da cidade de Uruguaiana, bairro São João. A população é de aproximadamente 30.000 habitantes, em sua maioria empregada recebendo um salário mínimo no comércio da cidade, empregados rurais em fazendas e lavouras de arroz ou então motoristas de caminhão, pois nessa cidade encontra-se o maior porto seco da América latina, pois Uruguaiana faz fronteira com a argentina e tem ligação com este país através da ponte internacional. Também é grande o número de desempregados ou gente que vive de biscate sem carteira assinada.
A paróquia são João batista conta com cinco comunidades urbanas: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário, Imaculada Conceição, São José e são Cristovão e vários grupos de famílias que chamamos em nossa Diocese de pequenas comunidades. No interior apenas uma comunidade com capela na localidade de plano alto, dedicada a são Jorge e um pequeno salão e sala de catequese a 80 km da cidade. Na localidade de charqueada esporadicamente e celebrando missas em casas de famílias ou na escola. A paróquia são João batista conta com um bom grupo de pessoas dedicadas que se colocam a serviço da mesma, tanto no lado pastoral e evangelização como no lado social como promoções do mesmo por ser de uma realidade de “pobreza” necessita de uma promoção mensal para poder se sustentar. Entre as pastorais se destacam a pastoral da criança, pastoral da saúde, pastoral familiar, catequese, liturgia e ministros não ordenados, contamos também com os movimentos: cursilho de cristandade, renovação carismática católica, EPC (encontro de pais com cristo). Em seus oito anos de paróquia a São João Batista de Uruguaiana, contou com os seguintes párocos:

PADRES EM SÃO JOÃO BATISTA - URUGUAIANA –

Pe. JOÃO LUIZ MARCHY
(1999 – 2001)

Pe. João Luiz Marchy é provisionado pároco da Paróquia São João Batista, em 095 de setembro de 1999, na data da instalação da referida Paróquia³. Pe. João Luiz assinou batizado, como pároco desde 28 de agosto de 1999 até 04 de fevereiro de 2001 (Livro de Batizados da Paróquia São João, N° 1 – 1999). Permaneceu nessa Paróquia até 01 de janeiro de 2001, quando foi transferido para Santo Antonio das Missões (Documento de Nomeação, Arquivo Diocesano).

Pe. HERMETO MENGARDA
(2001)

“No dia 11 de fevereiro de 2001, no horário da Missa da Comunidade, às 9 horas, celebrou-se a Missa de despedida do Pe. João Luiz, tendo presente os Padres Hermeto Mengarda, José Augusto Nunes e Venildo dos Santos; foi lida a provisão do Bispo Diocesano nomeando os 3 Padres para assumirem os serviços pastorais. Pela leitura da provisão, considerou-se empossados o Pe. Hermeto Mengarda como paároco e os Padres José Augusto Paz Nunes e Venildo dos Santos como Vigários Parquiais” (Livro Tombo da paróquia São João, pág. 5v.
¹ Livro de Registros, N° 4, pág. 92v.
² Livro Tombo da Paróqioa São João, pág. 1v.
³ Documento de Nomeação, Arquivo Diocesano

Pe. IRINEU GUEDES MACHADO
(2002 -2004)

Dia 17 de fevereiro de 2002, Pe. Irineu Machado é provisionado pároco da Paróquia São João Batista em Uruguaiana. No mesmo dia, mês e ano, Pe. Irineu Machado assumiu seu ministério de pároco (Livro Tombo da Paróquia São João, pág. 13v).

Pe. ALVANO TADEU SETEMBRINO DE FREITAS
(2004 – 2005)

No dia 20 de março de 2004, Pe. Alvano Freitas, já Cura da Catedral e Ecônomo da diocese, é nomeado Pároco da Paróquia São João Batista, em Uruguaiana. A posse nesse cargo aconteceu no dia 07 de maio de 2004 (Livro Tombo da Paróquia São João, pág. 32v. e 33v). Pe Alvano Freitas contou com a colaboração do Diácono Nelcir Fontana.

Pe. NELCIR FONTANA
(2005 – 2007)

No dia 01 de maio de 2005, Pe. Nelcir Fontana foi provisionado pároco da Paróquia São João Batista, em Uruguaiana. Sua posse ocorreu no dia 15 de maio de 2005 (Livro Tombo da Paróquia São João, pág. 41v).

Pe. VENILDO DOS SANTOS
(2007- 2011 )

1. Atuação em São João Batista. Com data de 04 de fevereiro de 2007, Pe. Venildo dos Santos foi provisionado Pároco da Paróquia São João Batista, em Uruguaiana. Nessa mesma data, Pe. Venildo dos Santos assumiu seu minstério nessa Paróquia (Livro Tombo da Paróquia São João, pág. 66v).

PE. SILVANO MELO
(2011 até os dias atuais. )

Dia 06 de fevereiro de 2011, Pe. Silvano Melo é provisionado pároco da Paróquia São João Batista em Uruguaiana. No mesmo dia, mês e ano, Pe. Silvano Melo assumiu seu ministério de pároco.

2014 ©

Telefones: (55)3412-1246 (55)3412-1486