São João Batista – Quaraí

Fachada_SJBatista_Quarai

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA (1859)
psjbatista.quarai@gmail.com
Rua João Batista de Castilhos, 300
97560-000 QUARAÍ – RS
Pároco: Pe. Cristiano Matana
Secretária: Márcia Regina Zemolin

PEQUENO HISTÓRICO DA SÃO JOÃO BATISTA

A Paróquia São João Batista de Quaraí foi criada pela Lei Provincial nº 442, de 15 de dezembro de 1859, sendo nomeado como primeiro pároco o Padre Barroso de Moraes, pela Provisão da Arquidiocese de Porto Alegre, mas não chegou a assumir o seu sacerdócio em nossa terra; quem assumiu foi o Padre Augusto Martins da Cruz Jobim, de 1863 a 1868. Depois deste, assumiram o seu ministério em nossa paróquia, trinta e seis sacerdotes, até o ano de 1969. Neste mesmo ano, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria atenderam a paróquia, que passou a ser assistida por padres de Artigas e Uruguaiana. Ainda em 1969, Assumiu o Pe. Itálico Bortoli que marcou presença até o ano de 1990, vinte anos e meio a frente dessa comunidade paroquial. Pe. Itálico foi sucedido pelos párocos Pe. Quiliano Schardong (1 ano), Pe, José Artur Friggi (15 anos), Pe. Hermeto Mengarda (2 anos), Pe. Cristiano Matana, atual pároco desde 2008.

Entre 1951 a 1964 foi construída a atual Igreja Matriz, um dos maiores templos da Diocese de Uruguaiana. Posteriormente foram construídas as Capelas São Cristóvão, São José e Salão Paroquial.
Na caminhada pastoral destaca-se, a partir do ano de 1978, a criação de novos Ministérios Leigos, projeto pioneiro na Diocese. Além dos ministérios, houve um significativo trabalho de movimentos eclesiais para crianças, adolescentes, jovens adultos e casais. Esses fatos marcaram positivamente nossa comunidade paroquial pelos diversos agentes envolvidos no comprometimento com sua Igreja.
A partir do ano de 1987, com a realização da 4ª Assembléia Diocesana de Pastoral, a Diocese de Uruguaiana assumiu seu novo projeto, a Paróquia São João Batista se engajou e assumiu concretamente todos os projetos, iniciando deste modo uma nova etapa na caminhada pastoral. Tendo em vista o Projeto Diocesano, várias iniciativas foram tomadas e são até os dias de hoje continuadas em nosso processo de evangelização:
*** Foram fortalecidas e revitalizadas as comunidades existentes, passando de grupo de oração para grupos de reflexão e evangelização. Esse trabalho de Animação Comunitária foi atingindo, paulatinamente, todos os níveis da Comunidade;
*** O exercício de Coordenação Participativa atingiu, de forma eficaz, as comunidades, pastorais, serviços e movimentos. Tudo passou a funcionar coordenado por equipes, e estas animadas pela coordenação e Conselho Paroquial de Pastoral;
*** A capacitação de agentes foi e é até hoje concretizada através de cursos e encontros de formação;
*** A manutenção da paróquia se dá a um longo tempo através do Dízimo;
*** O projeto Romaria foi assumido pela Paróquia de Quaraí, como compromisso diocesano, sendo que nossa cidade sediou por duas vezes a Romaria Diocesana, nos anos de 1994 e 1999;
*** O projeto Missão Pastoral foi assumido com muito entusiasmo e comprometimento pelos agentes, sendo que já aconteceram aqui duas missões diocesanas (preparatórias para as Romarias Diocesanas), diversas missões paroquiais e mini-missões. Resultado desse empenho missionário foi a criação de diversos centros comunitários;
*** Destacou-se historicamente em nossa paróquia a atuação das pastorais sociais, tais como da Criança, Saúde, Juventude. A Casa da Criança e do Adolescente Nossa Senhora de Luxemburgo deixou belos frutos na comunidade, desenvolvendo seu serviço caritativo de 1973 até 2009.

Comunidades
Matriz