Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro

“Em FAMÍLIA defendemos a VIDA! Com alegria e esperança!”, é o tema da Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, que acontece de 1º a 8 de outubro. A iniciativa é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família.

A vida é um dom de Deus a ser administrado pela pessoa humana; por isso, a Semana Nacional da Vida quer sensibilizar a sociedade civil como um todo e a própria Igreja para a promoção e defesa da vida, desde sua concepção até seu fim natural.

Nossas comunidades eclesiais estão se mobilizando cada vez mais nessa Semana Nacional da Vida. No dia 1º de outubro todas as Igrejas são convidadas a soar os sinos às 12h, às 15h e às 18h, e fazer a oração do nascituro. Para o dia 8 de outubro, o convite é para a vigília pela vida: acender o maior número de velas, simbolizando a luz de Cristo, que dá sentido à nossa vida. Estas velas podem ser acessas nas comunidades ou nas próprias famílias, importa é a intenção: a defesa da vida.

Em nossa Diocese de Uruguaiana a orientação é que, no final de semana, dias 5 e 6 de outubro, em todas as celebrações seja abordado o tema e rezada a oração pela vida, conforme o folheto próprio.

A motivação principal que tem sido levada às comunidades é a questão do nascituro, “aquele que vai nascer”, por conta de seu dia no 8 de outubro. Mas sem esquecer que, atualmente, a Igreja enfrenta outros vários ataques à vida, como a questão do suicídio que teve relevo no mês de setembro. Há também a questão dos idosos, do abandono da vida. Em suma, a cultura da morte vem se apresentando com força. Nós, como Igreja, como homens e mulheres de fé, temos que propor a cultura da vida, em todas as etapas de sua existência. Não só no início, mas em todas as suas etapas.

É nisso que nós acreditamos e é para isso a Semana da Vida! Que possamos nos mobilizar mostrando que o ser humano precisa ser respeitado na sua dignidade física, corporal e espiritual. Acima de tudo, promoção da vida é dizer ‘a vida vale a pena porque é dom de Deus’.

Oração pela vida

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais,
e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças,
nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos,

para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.

Dom José Mário Angonese
Bispo de Uruguaiana