FECHAR
 
 
Reunião dos padres refletiu sobre a Missão na Igreja e as Diretrizes Diocesanas de Pastoral 2020-2023

Nos dias 15 e 16 de outubro, os padres da Diocese juntamente com a irmã Celita Hartmann, administradora pastoral em Manoel Viana, estiveram em Uruguaiana para a reunião semestral do presbitério. O encontro que contou com a assessoria do Padre Rodrigo Schüler, coordenador regional do Conselho Missionário do Rio Grande do Sul (Regional Sul 3), refletiu inicialmente sobre a Missão na Igreja e o Ano Missionário Extraordinário. 


Segundo padre Rodrigo, a missão é de Deus, na qual somos convidados a cooperar. "Por que Deus é assim e abraça toda a humanidade e “a fé deve ser divulgada, deve ser anunciada pela viva voz: de pessoa para pessoa”, comentou, citando Paulo VI.


O ano é de comemoração para as ações missionárias no Estado, pois se celebra 25 anos de missão do RS em Moçambique. "A participação na missão se realiza especialmente de três formas: pela oração, sacrifício e pelo testemunho de vida. Sabendo que ajudas materiais com os projetos e no comprometimento da própria vida na missão ad gentes, complementam", destacou o coordenador regional.


Atualmente existe o Programa Missionário Nacional 2019- 2023, organizada pela equipe do Conselho Missionário Nacional (COMINA), com materiais de estudo sobre a importância da Missão e o seu planejamento. "A missão é realidade integrante, essencial e motivadora da vida do cristão católico. "Formação; Missão Ad Gentes; Animação Missionária e Compromisso Profético Social, são elementos fundamentais", comentou o assessor.

 

Plano Diocesano de Pastoral


Entre as pautas da reunião do presbitério, o futuro plano diocesano de pastoral foi destacado. Com trabalhos em grupos, divididos por área de pastoral, os padres e a irmã Celita, analisaram o texto das novas Diretrizes Diocesanas de Pastoral 2020-2023, resultado do Instrumento de Trabalho distribuído às paróquias no mês de agosto. Feitas as considerações e alterações necessárias, o texto agora vai para análise e aprovação na 34ª Assembleia Diocesana de Pastoral nos dias 08 e 09 de novembro, em Uruguaiana. 


Acolhida da Exortação Apostólica Amoris Laetitia pela Igreja Católica


Padre Guilherme Schmidt apresentou a acolhida e aplicação da Exortação do Papa Francisco Amoris Laetitia, durante a reunião. O material tem a intenção de promover a comunhão entre as igrejas diocesanas e não traz respostas prontas para casos particulares, pois estes devem ser analisados minuciosamente com a sensibilidade pastoral do bispo e dos padres. Acolher, acompanhar, discernir e integrar, foram os verbos salientados neste aspecto. 

Dentro do tema das famílias, padre Flávio Soares, falou sobre a Pastoral Judicial, colocando a atenção pastoral particularizada, com um olhar de misericórdia, para os casos de nulidade matrimonial e inserção na caminhada de fé dos casais. 


Assuntos pastorais


A extensa reunião ainda refletiu o sobre a avaliação do Projeto de Iniciação à Vida Cristã, pelos padres Jonison Mallman e Alvano Freitas; agenda diocesana 2020; assuntos administrativos; romaria diocesana, Serviço de Animação Vocacional (SAV) e seminários. 



 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas