Reunião do Presbitério reflete sobre a vocação e missão do padre

Por Pascom

Nos dias 08 e 09 de maio, no Centro de Formação, em Uruguaiana, os padres da Diocese, juntamente com a Irmã Celita Hartmann, responsável administrativo-pastoral na paróquia de Manoel Viana, e o seminarista em estágio, Diogo Dias, se reuniram para a reunião semestral do presbitério. 

Dom José Mário destaca que “estes encontros são importantes  para a formação permanente, pois, os padres precisam compreender que a formação não termina com a ordenação”. O assessor, padre Rudiei Lasch, da Diocese de Cachoeira do Sul, refletiu sobre o tema do 17º Encontro Nacional de Presbíteros – ‘Presbítero: Discípulo do Senhor e pastor do rebanho’. 

A vocação e missão do presbítero
Conforme padre Rudinei, o tema do Encontro Nacional de Presbíteros em sua primeira parte fala da origem da vocação do padre, a segunda, da vocação. Duas ideias centrais no ministério de Paulo foram abordadas no encontro: o serviço fiel e constante ao Senhor e uma pregação incansável do Evangelho. “Somos discípulos do Senhor. Não podemos exercer uma missão se não formos discípulos”, comenta o padre, e acrescenta, “cuidar do rebanho é uma ideia dupla: cuidar de si mesmo e do povo”. Dom José Mário enfatiza que não se é padre para si mesmo, mas na e para a comunidade. “Cuidar de si e do rebanho é fruto de um sentimento de pertença à comunidade e os padres precisam ser pessoas de oração para se unirem mais ao Senhor”, alerta o bispo. 

Síndrome de Burnout
No Encontro Nacional se destacou de ‘Síndrome de Burnout’, também conhecida no contexto do padre como a ‘Síndrome do samaritano desiludido’. Se trata da sobrecarga de trabalho que leva ao esgotamento físico, mental, desilusão diante da missão, podendo chegar até a depressão. Esta síndrome já está presente atualmente em muitos profissionais atualmente. “Primar por momentos de convivência, lazer, partilhar as ‘crises’ com colegas, buscar apoio e acima de tudo, manter a espiritualidade, são formas do padre se fortalecer e recordar a sua vocação”, diz padre Rudinei, e ao citar o Papa Francisco, pede: “cultivemos a oração, a dimensão contemplativa mesmo no turbilhão dos compromissos mais urgentes e pesados”.

Visita do bispo diocesano 
Dom José Mário visitará todas as paróquias da Diocese até o fim do ano. O bispo destaca que a intenção nesta primeira visita não é chegar em todas as comunidades de uma paróquia e também entender que não é uma fiscalização, mas marcar presença e ser ajuda no crescimento do trabalho pastoral. “O importante é ter um encontro com as lideranças e uma missa com a comunidade, para que as lideranças estejam convencidas de serem colaboradoras da evangelização com os padres”, fala o bispo.  

Santuário Diocesano e assuntos pastorais
Os padres Jonison Mallmann, Artur Friggi e dom José Mário, falaram sobre o ‘Projeto Santuário’, onde o passo inicial é pedir para que todos os grupos, movimentos e pastorais das paróquias façam uma promoção em vista da construção do Santuário. “A proposta é criar o sentimento de pertença”, destaca dom José. Será entregue para as paróquias um folder de divulgação e motivação do projeto pró-construção do Santuário Diocesano. 

Entre os assuntos ainda se falou sobre a 42ª Romaria da Terra, que será dia 05 de março de 2019, em Itacurubi; Pastoral da Comunicação (PASCOM), assuntos econômicos; Catequese Batismal; padres referenciais; Pastoral do Dízimo; planos paroquiais; Romaria Diocesana; Missão; Encontros Diocesanos; Movimentos Eclesiais JEM e EPC e partilha dos assuntos tratados na 56ª Assembleia dos Bispos. 

Veja as fotos clicando aqui.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas