Padres da Diocese refletiram sobre o discipulado durante o Retiro Anual do Presbitério

De 09 a 12 de setembro, os padres da Diocese participaram do Retiro do Presbítero que acontece anualmente. Para viverem este tempo importante na formação permanente do clero, os padres se retiraram em Vale Vêneto, em meio ao silêncio e a natureza. O pregador deste ano foi o bispo da Diocese de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, que refletiu sobre o tema "Discipulado nos passos dos discípulos"

Dom Ricardo apresentou durante os dias de retiro vários personagens da Bíblia que trazem uma mensagem sobre o que é o discipulado e a sua importância na vida dos sacerdotes. Falou sobre o cego de Betsaida (Mc 8, 22-26), o de Jericó (Mc 10, 46-52), o jovem discípulo (Mc 14, 43-52), Nicodemos (Jo 3, 1- 21), José de Arimateia (Mt 27, 57-61; Mc 15, 42- 47; Lc 23, 50-56; Jo 19, 38- 42), apóstolo João (Jo 13, 21-25; Jo 19, 25-27; Jo 20, 1-9) e encerrou refletindo sobre Maria, Isabel e João Batista na narrativa da visitação, em Lc 1, 39-45.

O retiro os padres ainda proporcionou momentos de meditação pessoal, missas, adoração ao Santíssimo e confissões. Ao final, dom José Mário agradeceu ao pregador, dom Ricardo, pela condução desses dias e destacou a presença na Missa de encerramento, do padre Rudinei Lasch, presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP).

Confira as fotos aqui.