Orientações Pastorais sobre a Epidemia do COVID-19 - Coronavírus

Orientações Pastorais da Diocese de Uruguaiana aos fiéis católicos sobre a epidemia do coronavírus, que vem se propagando há algumas semanas por vários países, com sérios riscos de vida para as pessoas, especialmente as idosas.

Julgamos por bem manter as celebrações de missas e de cultos, considerando que esse posicionamento está em sintonias com as determinações das autoridades civis competentes.

Outrossim, estabelecemos estas orientações:

1. - Retirar ou cobrir o recipiente de água benta da entrada da igreja;

2. - Evitar o abraço da paz e o Pai Nosso de mãos dadas, bem como os cumprimentos de aperto de mão e beijo no rosto;

3. - Dar a Comunhão Eucarística exclusivamente na mão, ficando suspensa a comunhão na boca;

4. - Manter a agenda de reuniões e retiros; contudo, cada evento seja avaliado individualmente, em tempo hábil, considerando o avanço ou retrocesso do referido surto;

5. - Apresentar, nas preces das missas e cultos, intenções pelos cientistas, médicos e todas as pessoas que trabalham na área da saúde, como também pelos que faleceram vitimados pelo contágio do coronavírus em todos os países do mundo.

Tais medidas buscam preservar a segurança dos fiéis e devem ser observadas por tempo indeterminado ou, ao menos, enquanto houver ameaça de contágio devido ao surto do coronavírus.

Solicitamos que estas nossas orientações sejam amplamente divulgadas e pedimos a compreensão de todos.

Uruguaiana, 13 de março de 2020.

Dom José Mário S. Angonese

Bispo da Diocese de Uruguaiana