Missão em preparação a 13ª JDJ reuniu jovens de todas as paróquias da Diocese

No domingo, 23, ocorre a 13ª Jornada Diocesana da Juventude no Colégio Marista Sant’Ana, em Uruguaiana. Nos dias 21 e 22 de setembro houve a Pré-Jornada, a qual é um momento de missão da juventude. A missão iniciou na tarde de sexta-feira, 21, e um momento de Formação dos missionários na igreja Sant’Ana Catedral sob responsabilidade da Irmã Zenilde Fontes, que trabalhou todo o entendimento de estrutura da Igreja, além do encontro pessoal e comunitário com Cristo.

Os representantes das entidades que acolheram a missão no sábado pela manhã apresentaram a realidade que os missionários iriam encontrar. Este momento findou-se com uma missa presidida por dom José Mário e concelebrada pelos padres Jonison Mallmann e Aodomar Wandscher, onde tivemos a bênção dos materiais utilizados durante a missão e a consagração das famílias que receberam os jovens em suas casas.

Na manhã do sábado foi realizada uma leitura orante de Bíblia refletindo o Evangelho de Lc 10, 1-24, onde Jesus envia os 72 discípulos em missão, levando assim a uma comparação com a missão que os jovens iriam realizar ao longo dia. Os jovens foram separados em 5 grupos, que realizaram a missão na ACLAN (Associação das Catadoras e Catadores de Lixo Amigos da Natureza), onde os jovens puderam ter a experiência de como é o trabalho diário de um catador na coleta seletiva dos materiais recicláveis.

O Projeto Filhos do Coração, que está situado na Comunidade São Francisco, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, também teve a visita dos jovens missionários, assim como o Lar da Velhice São Vicente de Paula, onde os jovens conviveram o dia todo com os idosos que lá residem. Além disso, o Projeto Ser e o Sábado Criança situados no bairro João Paulo II também foram visitados pelos jovens onde puderam estar em contato com aquela realidade. O centro da cidade de Uruguaiana contou com um grupo de jovens que abordou as pessoas para uma conversa fraterna.

Na parte da tarde os jovens foram enviados à duas comunidades: Comunidade N. Sr.a Aparecida, da Paróquia São João e Mãe Peregrina, da Paróquia São Miguel Arcanjo, em ambas os missionários estiveram nas casas conhecendo a realidade dos bairros e levando uma benção às famílias. O dia encerrou-se no Instituto Laura Vicuña com uma partilha das experiências vivenciadas durante toda a Pré-Jornada.

Terminada a Pré-Jornada os jovens agora se preparam para acolher a juventude que virá amanhã, 23, para a Jornada Diocesana da Juventude.

Confira as fotos aqui.