FECHAR
 
 
Mais de 700 jovens participaram da 14ª Jornada Diocesana da Juventude em Quaraí

A juventude da Diocese de Uruguaiana se reuniu no último domingo de setembro, 29, na cidade de Quaraí, para a 14ª Jornada Diocesana da Juventude e refletir o tema: "Jovem, Cristo vive e quer você vivo", baseado na exortação do Papa Francisco à juventude Christus Vivit. Antes da JDJ, uma Pré-Jornada sempre acontece e consiste numa experiência de missão realizada pelos jovens vindo das paróquias da Diocese à cidade sede do encontro naquele ano. Este ano houve a participação de cerca de 100 jovens que fizeram missão em Quaraí, no Lar da Velhice e nos Catadores, nas Comunidades e nos bairros da cidade.

A décima quarta edição da Jornada da Juventude foi marcada pela presença de cerca de 750 jovens de diversos grupos das paróquias de nossa Diocese. O encontro foi assessorado pelo padre Clécio Almeida, da Arquidiocese de Santa Maria. Durante a sua fala padre Clécio destacou que os jovens são árvores floridas da Diocese, que possuem raízes, vivem e se alimentam daquilo que não é visível, mas que existe. Ainda ressaltou uma frase do Papa Francisco "O jovem é uma terra sagrada" e a Diocese de Uruguaiana é carinhosamente chamada de "Terra Santa". "Quando nos aproximamos de um jovem temos que ter a consciência de que ele é uma sagrado, precisamos tirar as sandálias dos pés e os nossos jovens necessitam ter consciência disso", comentou.

Além da reflexão do padre Clécio, a 14ª JDJ contou com diversas Oficinas que trouxeram temas relacionados a vida dos jovens. Ao final, houve  uma caminhada da juventude saindo da Escola Professor Dihel, local do evento, até a igreja matriz São João Batista, onde aconteceu a Santa Missa de encerramento, presidida por Dom José Mário e concelebrada por padres da Diocese.
 
Durante a Missa, três jovens Seminaristas de nossa Diocese receberam a Admissão às Ordens Sacras, um importante passo dado na formação rumo ao sacerdócio. Rafael Aramburu (São Borja), Ederson Braga Mello (Itaqui) e  Lucas Mann Pretto (Itacurubi), deram o testemunho aos jovens da Jornada sobre o que significou este momento na caminhada deles como seminaristas.

Em 2020 será comemorado os quinze anos da jornada, e a 15ª JDJ se realizará na cidade de São Borja.

Confira as fotos aqui.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas