FECHAR
 
 
Leitura Orante da Bíblia

O Mês da Bíblia começou a ser celebrado em setembro de 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, data que depois passou a ser comemorada a cada ano em todo o Brasil. É um tempo propício para recordar mais da Bíblia e de sua importância para nossa vida de fé. Neste tempo, a própria Palavra busca mais eco nos nossos ouvidos, mentes e afetos. Os tempos difíceis que passamos como nação Brasileira exigem de nós atitudes de silêncio, de escuta: deixar Deus falar.

Reencontramos um método de ler a Bíblia, chamado de “Leitura Orante”. Esse novo jeito de ler orando a Bíblia tem dado novo sabor a experiência de ler o Livro Sagrado e encontrar o próprio Senhor a nos falar. Trata-se de um caminho de busca de intimidade com Jesus Cristo através da Sagrada Escritura. É apaixonante orar com a Bíblia neste método. Muitos curso e encontros têm se multiplicado em nossas comunidades.  

Com a Leitura Orante nossa catequese passa por uma maravilhosa transformação. Por muito tempo a catequese foi compreendida como a arte de ensinar as grandes verdades da fé. Com a mudança de época pela qual estamos passando esta ideia se aprofundou, por exigência da realidade. Nossas crianças já nasciam em um ambiente religioso e cristão. Hoje os tempos são outros. Percebemos que na cultura pós-moderna o individual e subjetivo se impõem até nas famílias cujas raízes cristãs são mais profundas. Sendo assim, antes de apresentarmos ao catequizando um “corpo de verdades”, é necessário apresentar a pessoa de Jesus Cristo. É aí que entra o novo método para encontrar-se com Deus através de sua Palavra. 

Importantes experiências têm surgido dos catequizandos com seus pais que ficam surpresos quando os filhos, após receberem a Palavra de Deus, começam a ler com alegria e entusiasmo para eles e a colocam em um lugar de destaque no quarto, dando assim a devida importância à Palavra de Deus. Assim, também os pais são incentivados a reservar momentos do dia para esta escuta da Palavra em família. E desta forma, os pais conseguem acompanhar e incentivar os filhos, também em casa, na leitura da Palavra de Deus. O apoio dos pais é muito importante na perseverança dos filhos que sempre acabam por se espelhar em seus pais: isto acontece nos bons e nos maus exemplos. 

Existe um site muito bem feito para toda a América Latina, orientado aos jovens, chamado Lectionautas. http://www.lectionautas.com.br/

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas