FECHAR
 
 
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Alegrete celebrou 100 anos

O fim de semana, 29, 30 e 31 de março foi marcado pelas comemorações dos 100 anos de inauguração do templo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Alegrete. No dia 29 de março, sexta-feira, aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Alegrete a Sessão Solene alusiva ao Centenário da Igreja Matriz. O ato, proposto pelo Vereador Celeni Viana, integrante do Terço dos Homens, teve o intuito de homenagear esta importante data. A solenidade contou com a presença dos vereadores, Prefeito Municipal, o pároco Padre Evandro Viana Carvalho e do bispo diocesano Dom José Mário Angonese e a transmissão ao vivo pela Rádio Minuano FM.

No decorrer da solenidade o Prefeito Municipal de Alegrete, Márcio Amaral, assinou a lei de tombamento do conjunto arquitetônico da Igreja Matriz e seus bens móveis. Durante sua fala, o Padre Evandro agradeceu a Câmara Municipal e destacou a importância que o templo tem para a cidade, marcado agora pela nova pintura e restauro promovida pela Equipe do Centenário, missionários, colaboradores e comunidade católica.

Em seu pronunciamento o  Dom José Mário ressaltou a importância do ato solene. \"É sempre um motivo de grande alegria encontrar uma comunidade reunida em grandes causas. A Igreja centenária é a referência da história de um povo a caminho, pois muitos vieram antes de nós e muitos virão depois. Temos obrigação de entregar da melhor forma do que recebemos aos católicos do futuro. Por isso, a conservação e a nova pintura.\"

No dia 30, data oficial dos 100 anos do templo, houve a celebração da Santa Missa Solene em Ação de Graças. A Missa foi presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos padres da cidade, pelo Provincial dos Carmelitas, frei Marcos Jüchen Jr, de Porto Alegre e frei Raphael Rodrigues, de Uruguaiana, uma vez que os carmelitas ficaram 50 anos trabalhando na paróquia de Alegrete. Num primeiro momento aconteceu no interior da Igreja Matriz a benção da placa-memorial do centenário e logo a seguir a Missa animada pelo Coral Municipal.

O domingo, 31, encerrou as comemorações do centenário com um almoço festivo e Show, na parte da tarde, com diversas apresentações artísticas e musicais em frente a Igreja Matriz.

Confira as fotos aqui.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas