Frei Raphael fala da experiência de participar da Jornada Mundial da Juventude no Panamá

A 32ª Jornada Mundial da Juventude aconteceu no Panamá de 22 a 27 de janeiro e foi realizada pela primeira vez na América Central. "Eis aqui a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a Tua Palavra "(Lc 1,38), foi o tema da Jornada, anunciado em 22 de novembro de 2016, e teve como eixos principais a Virgem Maria e a Vocação. Também coincidiu com os resultados da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre juventude, fé e discernimento vocacional, realizada em 2018.

A JMJ que encerra neste domingo (27/01), contou com uma programação diversa tendo a tradicional Feira Vocacional, que neste ano recebeu o nome de “Siga-me”, com stands de várias expressões vocacionais e sendo um lugar aonde os jovens da JMJ puderam participar de workshops e partilhar a vida e caminhada com sacerdotes e leigos comprometidos.

Também haviam seis palcos ao ar livre e seis Igrejas disponibilizadas para o Festival da Juventude que trouxe apresentações musicais, teatrais, exibições de filmes, momentos de oração, entre outros. Mais de 300 inscrições foram realizadas para a apresentação no festival. As catequeses da JMJ foram realizadas nos dias 23, 24 e 25 e em cada um dos dias de catequese com um tema específico e ao final o bispo que conduziu o momento presidiu a Santa Missa.

“Renova-me” foi o nome do local do Perdão nesta JMJ 2019, aonde os padres peregrinos atenderam em confissão os participantes da JMJ. A Via-Sacra e a Vigília também foram momentos muito fortes de espiritualidade.

Frei Raphael Rodrigues, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Uruguaiana, está tendo a graça de participar desta Jornada e partilha a experiência ao dizer que "em cada esquina que você cruza encontra jovens cantando com violão, erguendo bandeiras. Cada um com seus hinos, sua espiritualidade, com a sua língua. É uma diversidade muito grande. Por todos os mercados, restaurantes, praças e lugares encontramos placas de "sejam bem-vindos" aos peregrinos, que faz perceber o quanto a cidade abraçou esta jornada. É uma experiência de fé muito grande e ficar próximo do Papa Francisco foi algo que me enriqueceu muito."

A Missa de Encerramento da JMJ 2019 acontece neste domingo (27/01) às 11h (horário de Brasília) e por tradição, a Santa Missa de Encerramento é quando o Papa anuncia qual será o país-sede da próxima JMJ.