Espiritualidade do padre diocesano foi tema da Reunião do Presbitério em Uruguaiana

Nos dias 14 e 15 de maio, aconteceu em Uruguaiana, a Reunião semestral dos padres da Diocese. Os padres e a irmã Celita Hartmann, que é a responsável pela paróquia de Manoel Viana, estiveram presentes juntamente com nosso bispo dom José Mário, para planejarem e refletirem sobre ações pastorais nas paróquias. Na reunião, dom José Mário partilhou a sua participação na 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que aconteceu de 01 a 10 de maio, em Aparecida, São Paulo.

Catequese de Eucaristia e Crisma

Logo após a partilha do bispo, padre Alvano Freitas, Coordenador Diocesano da Catequese, falou da experiência das primeiras visitas feitas as paróquias aonde se reuniu com os catequistas e introdutores. Padre Alvano concluiu que é necessário insistir no conhecimento do projeto da Catequese Catecumenal e estudar mais o Ano Litúrgico, que é o calendário que orienta o processo catequético, e ser fiel as etapas do processo que é um itinerário de fé com seus tempos próprios e ritos. Também destacou a importância de focar na participação dos pais ou responsáveis ao longo do processo de catequese.

Catequese Matrimonial

Padre Guilherme Schmidt, referencial da Pastoral Familiar, apresentou a proposta da Catequese Matrimonial e a estrutura dos roteiros de encontro que serão distribuídos em três tempos, Tempo Pré- Matrimonial (três encontros), Celebração do Matrimônio e Tempo Pós-Matrimonial. Os padres avaliaram os roteiros e apresentaram sugestões. A ideia é que na segunda semana do mês de agosto, por ocasião da Semana Nacional da Família, a Catequese Matrimonial já esteja vigorando nas paróquias, substituindo assim o atual "curso de noivos". Na reunião, padre Flávio Soares, Canonista da Diocese, falou sobre a Pastoral Judiciária, que tem como foco o acompanhamento dos fieis em situação matrimonial irregular.

Pastoral do Dízimo

Padre Jonison Mallmann, Coordenador Diocesano de Pastoral, abordou o tema da Pastoral do Dízimo, trazendo a importância das paróquias terem pequenas iniciativas que conscientizem os fiéis do compromisso do dízimo como sinal de pertença. Também falou dos Grupos de Família e Assuntos Administrativos.

Animação Vocacional

Padre Aodomar Wandscher, Reitor do Seminário Maior, comentou sobre a Animação Vocacional nas paróquias, onde os seminaristas fazem presença a pedido das paróquias com animação nos grupos de jovens e catequese.

Espiritualidade do Padre Diocesano

Padre Humberto Robson de Carvalho, da Comissão da Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Arquidiocese de São Paulo, marcou presença na reunião dos padres e falou sobre a Espiritualidade do padre diocesano. “Que tipo de padres queremos para hoje e amanhã? Padres que vivam a radicalidade do Evangelho, e assim anunciem a Cristo e não a si mesmo. Que cultivem a vida espiritual, oração, comunitária e de estudo", destacou padre Humberto.

Falando sobre o carisma do padre diocesano comentou que o padre deve ser “uma pessoa qualificada para servir a sua comunidade paroquial, baseado na espiritualidade de Jesus Cristo Bom Pastor como modelo de caridade pastoral e que precisa fortalecer em sua vida o compromisso com a Diocese, o bispo, o presbitério e o povo de Deus como elementos fundamentais do carisma diocesano.”

Confira as fotos aqui.