Equipes Paroquiais de Coordenação refletem sobre o novo Plano Diocesano de Pastoral

Aconteceu, no último sábado de agosto (31), a Reunião das Equipes Paroquiais de Coordenação, em Uruguaiana. Após um momento de Espiritualização conduzido pela Irmã Juceli Zaffari, a partir da Leitura Orante da Bíblia do texto de Mt 28, 16-20, dom José Mário fez a abertura da reunião, destacando a importância de fortalecer a identidade eclesial ao perguntar “que Igreja nós somos, que Igreja nós queremos ser?" O bispo aproveitou a ocasião para refletir sobre a onda de equívocos e críticas que a Igreja tem recebido sobre o Sínodo da Amazônia, ao dizer que o sínodo é um importante momento já pensado pela Igreja anos atrás e que apenas agora será colocado em prática.

Durante o encontro as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, foram a base da reunião, a fim de começar a pensar com as coordenações paroquiais a evangelização nos próximos anos em nossa Diocese. As diretrizes da CNBB orientarão o novo Plano Diocesano de Pastoral 2020-2023.

Padre Jonison Mallmann, coordenador diocesano de pastoral, destacou que os grandes pilares a serem assumidos a partir de agora no plano de pastoral serão a Palavra – Iniciação a Vida Cristã e Animação bíblica; Pão – Liturgia e Espiritualidade; Caridade – Serviço a vida plena e Missão – Estado permanente de missão.

Padre Flávio Soares, falou sobre o Mês Missionário Extraordinário proclamado pelo Papa Francisco e que será celebrado em outubro deste ano de 2019, por ocasião dos 100 anos da Maximum illudcarta apostólica emitida pelo Papa Bento XV em 30 de novembro de 1919. O objetivo principal é retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral da Igreja. Neste tempo o Papa indicou quatro dimensões para preparar e viver: O encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja; Testemunho; Formação e Caridade missionária. Na ocasião, padre Jonison destacou as Missões Diocesanas que é uma oportunidade das paróquias fazerem uma experiência de missão a nível de diocese. A próxima missão será em preparação a 27ª Romaria de Nossa Senhora Conquistadora, nos dias 17 a 20 de outubro, em Uruguaiana.

Geovane Cravo e Adir Mariano, que fazem parte da equipe de divulgação do Santuário, apresentaram a Campanha do Santuário Diocesano, falando sobre as formas de contribuição para a construção do Santuário dedicado a padroeira da nossa Diocese.

A reunião encerrou com a avaliação em grupos das Diretrizes Diocesanas 2016-2019, e formação com o padre Pedro Navarro que reuniu os representantes das equipes de Liturgia de cada paróquia para organizar a Pastoral Litúrgica. Por fim, houve encaminhamentos sobre o Plano Diocesano de Pastoral 2020-2023 a serem mais definidos na 34ª Assembleia Diocesana de Pastoral, nos dias 08 e 09 de novembro, em Uruguaiana.

Confira as fotos aqui.