FECHAR
 
 
Encontro Diocesano dos Atendentes e Secretárias(os) Paroquiais aconteceu em Uruguaiana

Na segunda-feira (11/06) ocorreu o Encontro Diocesano dos Atendentes e Secretárias(os) Paroquiais, na cidade de Uruguaiana. A programação do encontro contou com a palavra do Bispo, onde Dom José Mário destacou que: “A fé um processo, no qual as secretárias(os) ajudarão no seu início. Por isso, é tão importante saberem o Plano de Pastoral para poderem orientar as pessoas, para que não ocorra exclusão de alguém”. 

O bispo também enfatizou que a Diocese está crescendo, por isso não pode estacionar no tempo. "A nossa missão é sair da margem e entrar no caminho. Sendo assim, não temos o direito de impedir alguém de crescer." Dom José ainda agradeceu: “Que tarefa bonita a de vocês. Obrigado pelo sim, pelo sorriso e alegria. Sintam-se provocados a seguir Jesus Cristo!”.

A reunião contou com um momento de Leitura Orante realizada pelo padre Artur Friggi em que refletiu o Evangelho de Mt 11,25-30, o qual motiva a ser discípulos missionários a caminhar ao lado de Jesus Cristo. Além disso, as(os) atendentes e secretárias(os) foram motivadas(os) a contemplar a ambientação e falarem sobre o que a mesma queria expressar. 

O Pe. Artur destacou que a secretaria é um ambiente muito propício para evangelização, de escuta, de alegria, de acolhimento, pois na secretaria passa toda a vida da paróquia, como os catquistas, dizimistas, subsídios para os grupos de família...

Após a acolhida e reflexão o padre Jonison Mallmann salientou qual é o objetivo geral das diretrizes diocesanas 2016-2019, o qual é o mesmo nacional. Bem como mostrou as 5 urgências de evangelização que precisam estar nos processos de planejamento das paróquias. Tendo como eixo integrador Igreja: Comunidade de Comunidades, onde na mesma devem conter as demais urgências: Igreja em estado permanente de missão (2016), Igreja a serviço da vida para todos (2017), Igreja: casa da iniciação à Vida Cristã (2018) e Igreja: lugar de animação bíblica (2019). 

Catequese Catecumenal (Batismo, Eucaristia e Crisma) foram destaques como processos da fé e por isso, é tão importante a figura da(o) secretária(o). Assim como, na divulgação das decisões dos conselhos paróquias e diocesanos para as pequenas comunidades.

Os secretários devem estar em estado permanente de missão ao falar com o público que frequenta a secretaria. Diante disso, demonstra-se a importância que esses profissionais tem em relação a conscientização do dízimo como sinal de pertença, pois tudo deve ser realizado em chave missionária. Também é na secretaria que muitas vezes podem passar crianças, jovens e adultos com perfis para a vocação leiga ou até para serem religiosos e religiosas, sendo assim é necessário ter um olhar além. 

Ainda na parte da manhã foi apresentado o projeto de Construção do Santuário Diocesano, onde todos são convidados e motivados a participar. Na parte da tarde tiveram assuntos diversos sobre a Chancelaria e Contabilidade e do envio com a espiritualidade “Brilhe também a vossa luz...A secretaria paroquial à serviço da evangelização!"

Confira as fotos aqui.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas