Encontro da Província Eclesiástica de Santa Maria aconteceu em Uruguaiana

Nos dias 30 e 31 de outubro ocorreu em Uruguaiana o Encontro da Província Eclesiástica de Santa Maria. As Dioceses de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana, que fazem parte da província, se reuniram para refletir sobre as " Diretrizes para a formação presbiteral na Igreja do Brasil" aprovadas na 56ª Assembleia Geral da CNBB e ainda não disponível para o público.

"Formar presbíteros configurados a Jesus Cristo" é a novidade do documento que possui três partes: Coordenadas da formação presbiteral, formação inicial e formação permanente. Na terça-feira (30) ocorreu na Igreja Sant'Ana Catedral missa presidida por Dom Aloísio Dilli, bispo de Santa Cruz do Sul, onde ele destacou que cada diocese tem suas  particularidades na evangelização, mas que o objetivo é o mesmo. Por  isso, é tão importante esse momento de partilha entre todas.

Na quarta-feira (31) os assuntos foram a avaliação do propedêutico, com o padre Marcelo Carlesso, de Cruz Alta; partilha de experiências da Iniciação à Vida Cristã, onde se concluiu que todas as dioceses com suas particularidades estão no caminho de uma catequese de inspiração catecumenal especialmente em relação aos sacramentos da Iniciação cristã. Em estágios diferentes, com materiais e recursos variados, mas todas imbuídas do desejo de renovação.

Ainda na quarta se falou sobre 42ª Romaria da Terra, que acontecerá na Diocese de Uruguaiana, dia  05 de março, em Itacurubi; o Diaconato Permanente, em que se fez partilha das dioceses reconhecendo que se precisa conhecer e valorizar mais esta vocação e aconteceu um momento privado dos Bispos, encerrando com almoço.

Confira as fotos aqui.