Cursilhistas da Diocese participaram da Assembleia Regional do MCC em Santa Cruz do Sul

Nos dias 06, 07 e 08 de março, o Grupo Executivo Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GED), acompanhado dos coordenadores do MCC na cidade de São Borja, participaram da 38ª Assembleia Regional do MCC na cidade de Santa Cruz do Sul.

A Assembleia regional do movimento sempre pretende avaliar a caminhada pastoral e apresentar a linha de ação evangelizadora a ser seguida ao longo do ano. Neste ano de 2020, o Tema e Lema do Cursilho seguirão o do ano passado: MCC: Caminho de Santificação, "Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6, 36), mudando apenas a dimensão a ser trabalhada, que será o Profetismo.

O assessor desta edição da Assembleia Regional foi o Coordenador Nacional do MCC, Wladimir Comassetto, e destacou que agora o MCC é convocado a ter o profetismo como caminho de santificação, a fim de ser profeta da misericórdia no mundo atual.

"Vivemos numa sociedade líquida, da pós verdade e precisamos ser profetas numa cultura com valores e pecados", comentou o coordenador nacional. Fundamentado na figura da Igreja como Casa, de acordo com as novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE), o Movimento de Cursilhos pretende ser um lugar mais humano, em saída, com comunidades que ‘primeireiam’, utilizando um neologismo do Papa, ou seja, fazem a frente.

O assessor falou que o MCC como movimento leigo da Igreja, precisa ver a realidade onde os homens e mulheres estão inseridos e discernir que ali precisa agir na cultura, no ambiente de cada um, superando a ruptura entre o Evangelho e a Cultura. "Queremos transformar a realidade sendo profetas da misericórdia e da esperança, como comunidade, com amizade, dinamismo, anuncio explícito, sendo tradutores da mensagem de Deus", disse.

Na Diocese, o passo seguinte agora será reunir o MCC em Assembleia Diocesana para refletir os compromissos assumidos na Assembleia Regional e contextualizar de acordo com a caminhada pastoral diocesana. A Assembleia Diocesana do MCC acontecerá no dia 22 de março, na cidade de Alegrete.