Campanha para a Evangelização 2019

Neste domingo, quando celebramos a Imaculada Conceição de Maria, somos convidados a participar da Campanha para a Evangelização 2019, que tem como tema:

“Cuida dele”. A frase está presente na parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de Lucas (Lc 10,25-37). A iniciativa desta Campanha, já na sua 21ª edição, é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que propõe à Igreja no Brasil, neste período do Advento, desenvolver a mística do cuidado. A atitude do Samaritano sinaliza para toda a Igreja no Brasil a reflexão de como o Natal de Jesus inspira o compromisso do cuidado, por isso a inspiração samaritana. 

literatura bíblica nos assegura que Jesus voltará uma segunda vez e quer nos encontrar como bons samaritanos, cuidando do anúncio da Palavra, dos pobres e da comunidade. Anúncio da Palavra, os pobres e a comunidade estão estreitamente relacionados aos pilares que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023 estabelecem como figura da comunidade eclesial missionária. O objetivo da Campanha para a Evangelização é motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e da garantia de recursos para a ação pastoral. Daí surge a proposta de gesto concreto da Campanha, que é a coleta promovida em todo o Brasil no terceiro domingo do Advento, dias 14 e 15 próximos.

Os recursos arrecadados são divididos entre as dioceses, os regionais e a CNBB para as iniciativas evangelizadoras, como as atividades de formação, a manutenção da CNBB nacional e também o financiamento de ações pastorais. Uma das grandes motivações para a sua realização é a conscientização sobre a importância do compromisso evangelizador que deve ser assumido por cada cristão e o despertar para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais da Igreja Católica no Brasil. Por que fazemos esta Campanha? Para despertar, no tempo do Advento, a consciência de que o Menino Deus, sol nascente que nos veio visitar (Lc 1,78), e que permitiu-se ser cuidado na fragilidade de uma criança, também nos convida a cuidar uns dos outros. É preciso que cuidemos do anúncio da Palavra; dos pobres e da comunidade. 

A participação consciente de cada um, sinal de comunhão missionária, nos coloca em atitude de doação de tudo aquilo que somos e temos em favor da Igreja e da sua ação pastoral. O ideal é que cada batizado, neste Natal de Jesus, faça a experiência de ser IGREJA QUE CUIDA. O próprio Senhor nos adverte: “Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes pequeninos que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40). Jesus na sua segunda e última vida quer nos encontrar como bons samaritanos, cuidando do anúncio da Palavra, dos pobres e da comunidade. Evangelizar é cuidar! Evangelizar: EIS A NOSSA MISSÃO. 

(Fonte: Site da CNBB)

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas