44º Conselho Diocesano de Pastoral refletiu sobre a importância das comunidades eclesiais missionárias

Nos dias 06 e 07 de março aconteceu em Uruguaiana o 44° Conselho Diocesano de Pastoral, assessorado pelo Frei Flávio Guerra, OFM, que abordou temas relacionados a formação e fortalecimento de Comunidades e o desafio de criar e organizar Comunidades Eclesiais Missionárias, em um contexto cada vez mais urbano.

Frei Flávio relatou que todo o trabalho pastoral nasce dos grupos de famílias, das pequenas comunidades. Na ocasião, a comunidade Matriz da Paróquia São João Batista de Quaraí deu um testemunho sobre a ação missionária realizada em suas pequenas comunidades no ano de 2019 e que deram alguns frutos.

Nosso bispo diocesano, Dom José Mário, destacou a ação missionária como forma de ser e de existir da Igreja, pois o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2020-2023, aprovado na 34ª Assembleia Diocesana em novembro do ano passado, está inspirado no apóstolo Paulo, ou seja, fundamentado em um movimento de sair e anunciar; criar e organizar novas comunidades missionárias; e no sentimento: "Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" (1Cor 9,16).

O assessor do Conselho ainda destacou a importância da capacitação e formação dos leigos para que eles  sejam protagonistas da evangelização. Durante as atividades do Conselho Diocesano se rezou a dezena vocacional, onde todas as religiosas e religiosos presentes e os jovens consagrados da Obra de Maria, rezaram juntos pelas vocações.

Pe. Aodomar Wandscher, Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora Conquistadora, juntamente com alguns seminaristas apresentou o Projeto "Capelinhas Vocacionais", que tem como principal objetivo incentivar a oração pelas vocações, em consonância com a Ação Evangelizadora "Cada Comunidade uma nova Vocação", estimulando a devoção a Nossa Senhora Conquistadora e o auxílio na construção do Santuário Diocesano. O Seminário Maior está completando neste ano 25 anos de fundação e em comemoração dará de presente uma Capelinha para cada paróquia da Diocese.

O 44° CDP encerrou com a Santa Missa e durante a celebração o Pe. Jonison Mallmann, em nome da Diocese de Uruguaiana, presenteou as Irmãs que administram pastoralmente a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Manoel Viana, com flores pelo trabalho que exercem, representando as demais mulheres de nossa Diocese que dedicam seu tempo a evangelização.

Confira as fotos aqui.