A Diocese de Uruguaiana acolheu a 42ª Romaria da Terra e o 14º Acampamento da Juventude, que acorreram entre os dias 03 e 05 de março na cidade de Itacurubi, no assentamento Conquista da Luta que atende 176 famílias.

Esta edição da Romaria abordou o tema Alimentação Saudável – identidade, resistência e direitos. Sendo iluminados pelo texto bíblico “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10). O Acampamento da Juventude, que antecede a Romaria, reuniu mais de 100 jovens que participaram de dinâmicas de grupos, vivência com a comunidade e partilha através da Palavra. Ocorreu a troca de experiências vividas entre os jovens. O acampamento teve a assessoria da Irmã Zenilde Fontes e participação ativa de nosso Bispo Diocesano Dom José Mário desde seu início. No dia 04 a tarde contou com a presença de Dom Adelar Baruffi, que é referencial regional da Juventude pela.

Segundo a organização a Romaria da Terra contou com cerca de 7 mil romeiros vindo de diversas partes do Estado, os quais tiveram algumas experiências durante o percurso da caminhada. Ao final ocorreu a missa presidida por Dom José Mário que recordou a Romaria da Terra como lugar de gente que procura por justiça, e durante a sua homilia lembrou que agredindo a terra, agredimos a nós mesmos. "Temos que ter uma relação de ventre. Olharmos a terra como Mãe e não como mercadoria", destacou.

Após a missa seguiram algumas atividades como uma plenária e apresentações artísticas, e a entrega do símbolo da Romaria da Terra para a próxima diocese que sediará a 43º edição, a Diocese de Cruz Alta, no dia 25 de fevereiro de 2020.

Confira as fotos aqui.